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5 dicas infalíveis para ter atitudes que encantam no mercado de trabalho

Mara Leme Martins, VP do BNI Brasil, compartilha estratégias para criar conexões genuínas, fortalecer networking e se destacar no mercado de trabalho

Autor: Mara Leme MartinsFonte: De Assessoria de Imprensa

No ambiente corporativo atual, não basta apenas ter competência técnica ou conhecimento acadêmico. O sucesso depende cada vez mais da capacidade de construir relações autênticas, estabelecer confiança e se tornar memorável no dia a dia profissional.

Para ela, o segredo está em desenvolver habilidades relacionais. "Como já defendia Dale Carnegie, autor do clássico Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, a chave para prosperar profissionalmente está nas relações humanas: saber ouvir, se interessarem genuinamente pelo outro e criar empatia. Essas habilidades, embora muitas vezes subestimadas, são decisivas para quem deseja não apenas ser reconhecido, mas também construir uma rede de contatos sólida e colaborativa." afirma Mara Leme Martins, VP BNI Brasil - Business Network International.

Baseada em sua experiência de mais de duas décadas no BNI Brasil, a maior organização de networking de negócios do mundo, Mara Leme Martins compartilha cinco estratégias práticas para ajudar profissionais a se destacarem e encantar no mercado, mesmo que estejam começando ou lidando com dificuldades na hora de se comunicar.

1. Invista em networking intencional: "Participar de grupos estruturados e focados em troca genuína ajuda a criar conexões reais. Esses ambientes proporcionam segurança, constância e oportunidades de praticar comunicação com liberdade e confiança, sem pressão para impressionar", explica Mara.

2. Saia da zona de conforto gradualmente: "O medo de se expor a novas situações é um dos maiores desafios de quem é tímido. Dedicar-se a pequenas interações, oferecer ajuda e se mostrar aberto a ouvir permite desenvolver confiança e reduzir a ansiedade", pontua.

3. Cultive empatia e atenção ao outro: "Ouvir mais do que falar é essencial. A verdadeira interação produtiva acontece quando compreendemos o outro, criando um ambiente confortável e colaborativo. Isso fortalece relações e aumenta a percepção de valor que você oferece no trabalho", enfatiza.

4. Explore repertório diversificado: "Conversar com pessoas de diferentes áreas, mercados ou culturas, inclusive internacionalmente, amplia o olhar e traz insights que enriquecem decisões estratégicas. A diversidade de rede protege contra viés e estimula inovação", conclui.

5. Transforme pequenos gestos em hábitos consistentes: "Sorrir, cumprimentar, agradecer e reconhecer esforços são atos simples que causam grande impacto. A repetição consistente dessas atitudes constrói reputação positiva, confiança e relacionamentos duradouros", finaliza.

Seguindo essas orientações, profissionais de todos os níveis podem encantar no mercado de trabalho, mesmo sem experiência extensa ou natural facilidade social. Mais do que criar contatos superficiais, o objetivo é construir uma rede sólida, colaborativa e capaz de gerar oportunidades reais de crescimento.

Sobre a BNI

Fundado em 1985, o BNI é a maior e mais bem-sucedida organização de networking de negócios do mundo. Os membros são profissionais de negócios que ajudam uns aos outros a desenvolverem seus negócios, através de seu compromisso com o principal valor, o Givers Gain. Todas as semanas, em milhares de comunidades no mundo inteiro, os membros se reúnem com outros respeitados líderes de negócios para construir e intensificar relacionamentos duradouros e passar referências de negócios qualificados. A afiliação ao BNI oferece acesso a treinamento de negócios, aprendizado com colegas e oportunidades para fazer networking e negócios com centenas de milhares de membros do BNI no mundo inteiro.